Crônica Galeria

Lutando pelo HU

huusp2017-34

Não há luta mais justa que a luta pela vida. Lutar por um hospital é lutar por preservar a própria vida. É defender um amigo a quem recorremos quando estamos vulneráveis. Que é bom se ter por perto. Onde todos nós somos sempre especiais: rico ou pobre, jovem ou idoso, parvo ou doutor.

Um Hospital Universitário une a esperança da vida com a desejo do saber. Impedir que o HU cumpra seu destino é roubar uma chance à vida, é esquecer o que nos torna humanos, é negar o homo e o sapiens, é crime contra à humanidade e à racionalidade.

Defender o hospital universitário é um ato de amor. É um dever de todos que amam viver: jovem, velho, doente ou são. Uma obrigação de todos que amam amar, seja pai, mãe, filho, irmão, amigo, morador e cidadão.

As fotos da Fatima de Oliveira mostram a luta por dentro. Como parte da população servida pelo HU, retrata os passos da ação popular com uma paixão necessária. Sua fotos que servem de estímulo à luta e de memória deste ato covarde de uma política hipócrita.

Conheça o que acontece com o HU-USP:

O Hospital Universitário da USP sobreviverá ao desmonte”>

Grupo protesta na USP contra condições do Hospital Universitário

Aprovada verba extra para Hospital Universitário da USP

huusp2017-89

huusp2017-61

cole-65

alelsp-42

Crônica Cultura Geek Filmes Resenhas

Aniquilação: a minha interpretação sobre o filme

*** SPOILERS AHEAD ***

O filme aniquilação é um daqueles que deixam um final aberto e muitas dúvidas. Pra mim a maior dúvida é o próprio título: quem foi aniquilado neste filme? O filme começa com a queda do que parece um cometa caindo na Terra, e atingindo um farol da Florida. Esse é e na criação de um brilho (shimmer) em torno deste local onde coisas estranhas acontecem.

Minha primeira opinião é que esse inicio se refere à teoria que a vida na Terra possa ter começado fora da terra, uma teoria chamada de panspermia. No filme uma NOVA forma de vida chega novamente à Terra

Outra opinião é que essa nova vida não possui a falha das células que é citada logo no inicio do filme e que leva à morte, ou seja essa é uma forma de vida imortal. E ao cair na Terra começa a se misturar com as outras formas existentes gerando Mutantes. As mutações geram as formas estranhas que aparecem no filme, alterando os animais e as plantas, misturando os DNAs e criando novas mutações. Como um caldeirão de experimentos e seres absurdos.

Como toda forma de vida o seu objetivo é se reproduzir e se perpetuar. Para se perpetuar precisaram criar um primeiro casal (um novo Adão e Eva). Interessante como o interior do Shimmer parece um paraíso. Quando conseguem um casal com a afinidade de se perpetuarem o objetivo do Shimmer (um casulo) terminou e ele se auto-destrói.

No final do filme temos a revelação que o casal está formado pelo clone do soldado e com a mutação da protagonista e a revelação no final, pelo brilho no olho que a nova forma de vida está ativa nos casal e que eles estariam prontos para aniquilar a nossa existência com uma mutação completa da raça humana.

Download Engenharia de Software Metodologia Pesquisa

Um CheckList para Dissertações de Mestrado

Inspirado no documento proposto pela Universidade do Minho (1) preparei um check list para aplicar nos textos de trabalho de mestrado. Os itens destacam o que deve ser encontrado no texto, servindo como referência para quem já escreveu um texto ou para quem ainda vai escrever.

Um outro artigo interessante no website posgraduando descreve como avaliar os trabalhos científicos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CHECK LIST.

Referencias

(1) Check-list orientadora da escrita da dissertação de mestrado. UMinho

(2) http://posgraduando.com/como-avaliar-trabalhos-cientificos/

Crônica Filmes Resenhas

A primeira série você nunca esquece


PILOTO

Acabei de encontrar e rever no YouTube os 50 episódios da minha primeira série de TV: O Fantasma e a Sra . Eu vi na TV quando tinha uns 10 ou 12 anos (1970/1972)

Nesta série uma jovem viúva, Carolyn Muir, interpretada pela linda Hope Lange, se muda com seus dois filhos pequenos e uma criada para uma casa à beira do mar na região americana da Nova Inglaterra. Um casa antiga que é assombrada pelo seu antigo proprietário, um rabugento homem do mar, o Capitão Daniel Gregg, personagem de Edward Mulhare. O Capitão, a princípio, resiste à invasão mas aos poucos desenvolve um carinho pela família e um evidente amor platônico pela irresistível Sra Muir.

O charme do lugar, da situação dos personagens me fez voltar à infância e às coisas simples. A série foi apresentada de 1968 a 1970 e teve 50 episódios de 20 min cada que são facilmente encontrados no Youtube com uma ótima qualidade. Altamente recomendada e que merece os 7.7 pontos no IMDB.

Seguem alguns dos primeiros episódios


S01E03 – Treasure Hunt


S01E06 – Vanessa


S01E21 – Make Me a Match


S1E24 – The Medicine Ball


S02E04 – Double Trouble

Engenharia de Software Livros Metodologia Pesquisa Resenhas

Revisão Sistemática uma Técnica Importante de Pesquisa

Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de SoftwareRevisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software by Nakagawa, Elisa
My rating: 4 of 5 stars

A Revisão Sistemática de Bibliografia (RS) é um método de pesquisa que permite partir de questões de pesquisa e chegar nas referências bibliográficas que traduzem o conhecimento disponível em bases biliográficas para responder a estas perguntas. Este processo que já é aplicado com mais frequência na área de saúde, é agora apresentado, com detalhes, para a área de Engenharia de Software. O livro apresenta o processo de forma minuciosa e bastante didática, sendo de leitura fácil, organizado nos passos que o pesquisador deve seguir com sugestões e exemplos bem práticos.

A possibilidade de sistematização do processo de revisão bibliográfica se dá graças à disponibilidade de bases bibliográficas organizadas como a IEEE Xplore, Google Scholar entre outras. Também a disponibilidade de software de apoio como o programa Start da UFSCAR permite a automação e um alto nível de organização do processo, facilitando as decisões na recuperação das referências e na seleção daquelas que irão compor a revisão. Pode parecer paradoxal mas a Engenharia de Software não é a pioneira, nem a mais organizada nas suas pesquisas, e um aspecto que limita de certa forma a aplicação da Revisão Sistemática em engenharia de software é a quantidade de estudos primários de qualidade disponíveis. Ao contrário das áreas de saúde, por exemplo, onde há uma maior quantidade e qualidade das pesquisas, o pesquisador de engenharia de software vai encontrar dificuldade em responder algumas questões de pesquisa diretamente com a RS. No entando, a partir do resuldado da RS o pesquisador terá um quadro preciso do estado da arte e poderá orientar mais adequadamente sua pesquisa.

O resultado de uma RS pode ser publicado como um estudo secundário e pode despertar interesse específico pela comunidade se prover análises aprofundadas e sínteses perspicazes. Concluindo, este é um livro oportuno e altamente recomendado para todos os pesquisadores em especial oa todos os alunos de pós graduação em engenharia de software.

View all my reviews

Compre o livro da Amazon
Compre o livro na Livraria Cultura
Acesso ao programa StArt

Cultura Geek Engenharia de Software Livros Resenhas Tutorial

Tutorial de D3.js – Data-Driven Documents

TODAS-373

O D3.js é uma biblioteca de código em JavaScript que permite criar gráficos bem interessantes na web. O livro abaixo é uma introdução ao assunto que serve como um tutotial. Fiz todos os exemplos e os publiquei a seguir. Os códigos e dados vão estar disponíveis no GitHub oportunamente.

Getting Started with D3Getting Started with D3 by Mike Dewar
My rating: 5 of 5 stars

The book is a great tutorial with practical examples of D3 applications. The examples are based on data from the New York Metropolitan Transit Authority Data Set. The data is still available but you still can find them in github (I will leave my exercises there too). There are minor typos in the code, but it´s easy to spot them and learn D3.

View all my reviews

Exercícios do livro:

Exemplo 1 – Textos e Seleção
Exemplo 2 – Histograma
Exemplo 3a – Grafico de Pontos com escalas e SVG
Exemplo 3b – Gráfico de Linha comEsclada e SVG
Exemplo 4 – Interação com Gráfico
Exemplo 5 – Layout (uso da força no D3)

Ref. Dewar, M., 2012. Getting Started with D3. O’Reilly Media, Inc

Uncategorized

Conversor de GoodReads para BibTex

Av. Nove de Julho, SP, Brazil

Este programa converte a sua biblioteca do GoodReads para o formato BibTex para ser importado em outos programas de gereciamento de referências.

Filmes Livros Resenhas

Haverá espaço para humanos após a Inteligência Artificial?

hexagon-27

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais importantes e revolucionárias que já foi inventada pelos homens. As possibilidades nos aproximam do que poderíamos chamar de deus, criando algo que poderíamos considerar consciente ou vivo. O autor é filósofo, não um técnico, e também é um autor de ficção científica. Isso dá ao livro um bom tom explicativo e analítico, e ajuda a avaliar as possibilidades e desdobramentos para o nosso futuro. Inicialmente eu achei o livro um pouco otimista demais, mas como a evolução da análise e as referências do livro me coloquei mais em uma visão realista das possibilidades próximas da IA em nossas vidas. As discussões do livro são relevantes e o livro é obrigatório para especialistas e não especialistas. Altamente recomendado.

Surviving AI: The promise and peril of artificial intelligenceSurviving AI: The promise and peril of artificial intelligence by Calum Chace
My rating: 5 of 5 stars

Artificial Intelligence is one of the most important and revolutionary technologies that was ever invented by men. The possibilities bring us closer to what we could call a god by creating something we could consider conscientious or alive. The author is philosopher, not a technician, and is also a science fiction author. This gives the book a nice explanatory and analytical tone, and it helps evaluate the possibilities for our future. Initially I found the book a little too optimist, but as the analysis and the references the book gave put me more in a realistic view of the close possibilities of AI in our lives. The discussions of the book are relevant and the book is a must read for specialists and non specialists. Highly recommended.

View all my reviews

Fotografia Galeria Viagens

Cenas de Lima, Peru

Alguns filmes que fiz em Lima em 2016.


Parque de La Reserva, Show das Águas


Parque de La Reserva, Show das Águas


Time-lapse de um cruzamento em Miraflores


Peruanos dançando na praça em um sábado à tarde

Download Fotografia Galeria

Wallpapers para 2017

Mosaico2017

Faça AQUI O DOWNLOAD de imagens de 2017 para servirem de fundo de tela para o seu computador. O tema deste ano foi a cidade de Lima, Peru.
Um ótimo 2017 para todos!
Fátima e Eduardo.

Wallpaper de 2016
Wallpaper de 2015
Wallpaper de 2014
Wallpaper de 2013
Wallpaper de 2012
Wallpaper de 2011
Wallpaper de 2010
Wallpaper de 2009