Esta é minha segunda versão de um post que publiquei em 2008, para ajudar meus alunos a organizar um projeto de pesquisa, antes de iniciarmos uma orientação.
Um projeto do Mestrado é um texto curto (de 1 a 3 páginas) que resume o trabalho que se pretende desenvolver como pesquisa. Apesar de ser um texto curto o trabalho para escrevê-lo não é pequeno, envolve pesquisa, muita leitura e algumas decisões importantes. Este post serve de índice para se escrever um projeto. Não existe um roteiro, muito menos uma receita de bolo de como criar um projeto de pesquisa.
O processo de criação do projeto é iterativo, pode começar com o título, com o objetivo ou com as referências ou até com a metodologia. Crie uma primeira versão, veja a relação entre as partes e faça uma nova iteração até convergir para um projeto que agrade e seja viável. Com o projeto em mãos vai ser mais fácil encontrar um orientador.
Minha proposta de projeto tem 6 partes:
1. Titulo
2. Área
3. Objetivo
4. Metodologia
5. Prazos disponíveis
6. Referencias comentadas
que serão descritas em detalhe a seguir:
1. Titulo
Talvez a último item a ser definido. Deve estar perfeitamente alinhado com o objetivo e a área, em geral destaca a principal contribuição da pesquisa.
2. Área
Como estamos pensando em um projeto de engenharia de software, um bom exercício é saber em que disciplina de Engenharia de Software este trabalho está inserido. Pode-se tomar o modelo do SWEBOK e identificar em que área a pesquisa se enquadra. O SWEBOK ajuda a definir o estado da arte desta área.
Pessoalmente, procuro me concentrar nas áreas de Testes em sistemas de software: métodos, ferramentas, critérios e técnicas de teste e desenvolvimento como o Test-Driven Development, Integração contínua, e similares; e Processos de Desenvolvimento de Software como o RUP, OpenUP, Scrum, Xp, e similares. As vezes ajuda saber as áreas que o orientados atua para encaminhar corretamente sua proposta.
3. Objetivo
Deve dar uma contribuição à área de pesquisa, responder uma questão de pesquisa, por exemplo:
• Novos Métodos ou técnicas de teste de software
• Novos Métodos para análise ou avaliação e comparação de ferramentas e métodos
• Design, avaliação ou análise de um problema em particular, na forma de um estudo de caso (verificar se é um estudo de caso real)
• Generalização ou caracterização de técnicas, procedimentos, métodos.
4. Metodologia
Como pretende atingir o objetivo. Etapas e atividades a serem desenvolvidas para atingir o objetivo. Por exemplo, segue 3 grandes tipos de pesquisa: Estudos de Caso, Pesquisas Experimentais (empíricas) e Pesquisa-Ação. (procure detalhes destas metodologias na internet. Dependendo do objetivo da pesquisa uma metodologia atende melhor que outra. Vou exemplificar os estudos com uma pesquisa na área de Teste de Software.
5. Prazos
Prazos disponíveis e estimados. Reserve no mínimo 3 meses para revisão de textos e leitura do material pelas bancas de qualificação e defesa. E no mínimo 6 meses entre a qualificação e defesa de mestrado. Um trabalho completo de um tema bem definido e maduro não é feito em menos de 1 ano.
6. Referências Comentadas
De 4 a 7 bons artigos (não vale white paper) – A existência de boas referências recentes sobre o tema é um indicativo forte de um bom tema. Por outro lado, a inexistência é um indicativo de que a pesquisa não vai ter o embasamento científico necessário para progredir.
Dê uma lida em outras dicas: