Escrever um Projeto de Mestrado (revisado)

Escada do Museu Pompidou

Esta é minha segunda versão de um post que publiquei em 2008, para ajudar meus alunos a organizar um projeto de pesquisa, antes de iniciarmos uma orientação.

Um projeto do Mestrado é um texto curto (de 1 a 3 páginas) que resume o trabalho que se pretende desenvolver como pesquisa. Apesar de ser um texto curto o trabalho para escrevê-lo não é pequeno, envolve pesquisa, muita leitura e algumas decisões importantes. Este post serve de índice para se escrever um projeto. Não existe um roteiro, muito menos uma receita de bolo de como criar um projeto de pesquisa.

O processo de criação do projeto é iterativo, pode começar com o título, com o objetivo ou com as referências ou até com a metodologia. Crie uma primeira versão, veja a relação entre as partes e faça uma nova iteração até convergir para um projeto que agrade e seja viável. Com o projeto em mãos vai ser mais fácil encontrar um orientador.

Minha proposta de projeto tem 6 partes:

1. Titulo
2. Área
3. Objetivo
4. Metodologia
5. Prazos disponíveis
6. Referencias comentadas

que serão descritas em detalhe a seguir:

1. Titulo
Talvez a último item a ser definido. Deve estar perfeitamente alinhado com o objetivo e a área, em geral destaca a principal contribuição da pesquisa.

2. Área
Como estamos pensando em um projeto de engenharia de software, um bom exercício é saber em que disciplina de Engenharia de Software este trabalho está inserido. Pode-se tomar o modelo do SWEBOK e identificar em que área a pesquisa se enquadra. O SWEBOK ajuda a definir o estado da arte desta área.

Pessoalmente, procuro me concentrar nas áreas de Testes em sistemas de software: métodos, ferramentas, critérios e técnicas de teste e desenvolvimento como o Test-Driven Development, Integração contínua, e similares; e Processos de Desenvolvimento de Software como o RUP, OpenUP, Scrum, Xp, e similares. As vezes ajuda saber as áreas que o orientados atua para encaminhar corretamente sua proposta.

3. Objetivo
Deve dar uma contribuição à área de pesquisa, responder uma questão de pesquisa, por exemplo:

• Novos Métodos ou técnicas de teste de software
• Novos Métodos para análise ou avaliação e comparação de ferramentas e métodos
• Design, avaliação ou análise de um problema em particular, na forma de um estudo de caso (verificar se é um estudo de caso real)
• Generalização ou caracterização de técnicas, procedimentos, métodos.

4. Metodologia
Como pretende atingir o objetivo. Etapas e atividades a serem desenvolvidas para atingir o objetivo. Por exemplo, segue 3 grandes tipos de pesquisa: Estudos de Caso, Pesquisas Experimentais (empíricas) e Pesquisa-Ação. (procure detalhes destas metodologias na internet. Dependendo do objetivo da pesquisa uma metodologia atende melhor que outra. Vou exemplificar os estudos com uma pesquisa na área de Teste de Software.

  • Ex.1 Estudo de Caso: Ideal para avaliar uma técnica ou processo específico. Pode-se realizar um estudo (de caso) em empresas que usam este método por exemplo.
  • Ex.2 Pesquisa Empíricas. Para se avaliar se uma proposta de uma melhoria em método de teste pode-se realizar um experimento (estudo empírico) que compare a técnica melhorada com técnica original.
  • Ex.3. Pesquisa-Ação. Para se resolver um problema real (que pode envolver a implantação de uma estratégia de teste) pode-se realizar uma análise aprofundada no problema (pesquisa) propor uma solução e avaliar sua eficácia (ação).
  • 5. Prazos
    Prazos disponíveis e estimados. Reserve no mínimo 3 meses para revisão de textos e leitura do material pelas bancas de qualificação e defesa. E no mínimo 6 meses entre a qualificação e defesa de mestrado. Um trabalho completo de um tema bem definido e maduro não é feito em menos de 1 ano.

    6. Referências Comentadas
    De 4 a 7 bons artigos (não vale white paper) – A existência de boas referências recentes sobre o tema é um indicativo forte de um bom tema. Por outro lado, a inexistência é um indicativo de que a pesquisa não vai ter o embasamento científico necessário para progredir.

    Dê uma lida em outras dicas:

  • A empresa como tema de pesquisa: um bom caminho?
  • Novos Temas de Pesquisa: O caminho das pedras
  • Procura por Temas de Pesquisa: Métodos Ágeis
  • Comments are closed.