Como escrever um projeto de pesquisa de mestrado?

Para os alunos de mestrado que estão procurando um orientador, eu recomendo que escrevam um projeto de pesquisa de mestrado. A idéia é que tentem restringir uma área de pesquisa de interesse do orientador em um projeto com um objetivo viável de pesquisa.

Metalic Structure/Estutura Metálica

Para isso escreva em uma ou duas páginas :

1. Area: deve, no meu caso, obrigatoriamente, ser uma das áreas de pesquisa abaixo:

• Projeto e Desenvolvimento Orientado a Objetos: arquiteturas como o Model-Driven Architecture, frameworks e patterns.
• Testes em sistemas de software: métodos, ferramentas, critérios e técnicas de teste e desenvolvimento como o Test-Driven Development, Integração contínua, e similares.
• Metodologias de Desenvolvimento de Software como o RUP, OpenUP, Scrum, Xp, e similares.

2. Tema: TITULO DA PROPOSTA (dentro da área acima)

3. Objetivo: Deve dar uma contribuição à área de pesquisa, responder uma questão de pesquisa, em geral:

• Novos Métodos ou técnicas de desenvolvimento de softwrae
• Novos Métodos para análise ou avaliação e comparação de ferramentas e métodos
• Design, avaliação ou análise de um problema em particular, na forma de um estudo de caso (verificar se é um estudo de caso real)
• Generalização ou caracterização de técnicas, procedimentos, métodos.

4. Metodologia: Como pretende atingir o objetivo. Etapas e atividades a serem desenvolvidas para atingir o objetivo.

5. Prazos disponívies e estimados. Reserve no mínimo 3 meses para revisão de textos e leitura do material pelas bancas de qualificação e desesa. E no mínimo 6 meses entre a qualificação e defesa de mestrado.

6. Referências Comentadas (de 3 a 5 bons artigos, não vale white paper) – A existência de boas referências recentes sobre o tema é um indicativo forte de um bom tema. A inexistência é um indicativo de que a pesquisa não vai ter o enbasamento científico necessário para progredir.

Elabore o texto e me mande para avaliar. Provavelmente farei algumas revisões até chegarmos a um objetivo comum da pesquisa.

One comment

  • Wagner
    April 23, 2009 - 11:57 pm | Permalink

    Olá Professor, muito interessante este post. Inclusive escrevi a minha primeira tentativa de projeto seguindo esta estrutura. Seria legal se pudesse também dar algumas sugestões de trabalhos de pesquisa. Estas sugestões funcionariam como um ponto de partida, uma fagulha. Tenho e percebo nos meus colegas, muita dificuldade para encontrar este ponto de partida. As vezes, encontramos uma área interessante, mas até chegarmos em um tema de pesquisa há uma distância muito grande. É preciso vivência, conhecer os caminhos ainda pouco explorados, os desafios… Abração, Wagner (mestrado IPT)

  • Comments are closed.