Pesquisa: Gerenciando Referências Bibliográficas

SISGRAPH by José Eduardo Deboni on 500px.com

Uma das etapas mais importantes de uma pesquisa é a chamada revisão bibligráfica, onde se procura estabelecer o estado da arte do tema que se está pesquisando. O que se deseja saber é o que já foi publicado sobre o tema, o que já se concluiu, e quais as alternativas e os problemas atuais. Se uma bibliografia forte não ha pesquisa.

Obter, ler e organizar as referências bibliográficas pode ser uma tarefa trabalhosa, assim aqui vão algumas dicas:

Programas para Gerenciar as Referencias
Para isso tenho recomendado aos meus orientandos o uso de um programa para gerenciar as referências. Existem vários e vale a pena dar uma pesquisada na web para saber o que melhor se encaixa com o seu perfil. Eu já usei o Jabref e agora estou usando o Zotero.

O Zotero permite ler os metadados das referências no formato BibTex, associar um pdf e comentários (resumo) às referencias. O programa permite gerar as lista de referências em diversos formatos para publicação. Existe inclusive o formato da ABNT pré-programado. (https://www.zotero.org/styles?q=ABNT)

Por Exemplo:

HARTMAN, P. et al. Method and system for placing a purchase order via a communications network, 28 set. 1999. Disponível em:

HOGUE, C. W. V. Structure databases. In: BAXEVANIS, A. D.; OUELLETTE, B. F. F. (Eds.).Bioinformatics. Life Sciences Series. 2. ed. New York, NY: Wiley-Interscience, 2001. p. 83–109.

KÖTTER, P.; CIRIACY, M. Xylose fermentation by Saccharomyces cerevisiae. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 38, n. 6, p. 776–783, 1 mar. 1993.

PEAR, R. Crisis puts tax moves into play. The New York Times, 2 out. 2008.

SAMBROOK, J.; RUSSELL, D. W. Molecular cloning: a laboratory manual. 3. ed. Cold Spring Harbor, NY: CSHL Press, 2001.

Uma Rede Social para Pesquisadores

A Research Gate é Rede Social exclusiva para pesquisadores. Para se vincular é preciso ter vínculo com institutos de pesquisa. Foi criada para incentivar pesquisas colaborativas entre pesquisadores de diferentes partes do mundo. É um bom para criar uma rede de pesquisa e trocar publicações. Vale a pena se filiar se você pretende entrar à sério nesta área.

Busca por Referências
Aqui estão alguns links úteis para buscar por essas referências. Veja que elas estão um pouco mais orientadas para Engenharia de Software e que em outras áreas a lista vai ser bem diferente.

Biblioteca Digital do IEEE
quase todos pagos (provavelmente na POLI você vai conseguir acessar os artigos de graça)

Google Scholar – bom para conferir se as referências estão completas, e obter os demais detalhes como Vol, No, Paginas, etc. Um link do artigo mostra a referência no padrão BibTex que pode ser copiado no software que gerencia as referências.

Directory of Open Access Journals (europeu) – muito bom – vários periódicos de acesso gratuito de diversas nações .

Diretório Brasileiro de Revistas – Scielo – as revistas financiadas pelo CNPq são listadas aqui.

Colombia – Publindex – especializado em TI

Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletronicas Españolas y Latinoamericanas

Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Universidad Autónoma del Estado de México

Latindex – Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe España y Portugal.

EBSCOhost databases and discovery technologies are the most-used, premium online information resources for tens of thousands of institutions worldwide, representing millions of end-users

ERCIM – On line edition (editora digital)

Biblioteca de Domínio Público – pouca coisa atualizada na área técnica, mas se você gosta de ler…

Boa Pesquisa!

Comments are closed.