Linhas de Pesquisa de Mestrado : Teste de Software

Tenho sido muito procurado por alunos em busca de temas para suas pesquisas de mestrado. Assim vou apresentar aqui as minhas linhas de pesquisa, e a partir destas linhas indicar alguns possíveis novos caminhos para novos orientados. Para indicar as linhas pesquisas vou partir dos trabalhos já produzidos.

Keep walking

Linha 1 – Testes de Software

Linha 2 – Metodologia de Desenvolvimento

Linha 3 – Projeto de Software

Linha 1 – Testes de Software – Nesta linha estão associadas as pesquisas de avaliação de técnicas e ferramentas de teste, propostas de novas técnicas e ferramentas, gestão do processo de teste, métricas de teste e

Pesquisas realizadas:

  • Simone Tejo Salgado Beato. Casos de Teste de Uso: uma contrubuição para o desenvolvimento de sofware orientado por testes. 2008.
  • Marcio Borges Ferreira. Uso da Programação Orientada a Aspectos em Testes de Integração: Método e Framework de Aplicação. 2008.
  • Rosângela Gregolin. Uma proposta de inspeção em modelos de casos de uso. 2007.
  • Sidney Galeote. Desempenho em Sistemas Web: Uma proposta de método para sua avaliação. 2006.

Sugestão de temas:

  • Avaliação do desempenho (profissional) de profissionais certificados em Teste de Software: vale a pena a certificação, o investimento justifica, encontra-se reconhecimento no mercado? Qual é o mercado das certificações? Comparação com profissionais titulados (Mestrado, Doutorado)
  • Avaliação de ferramentas e técnicas de teste, nas diversas disciplinas e fases do desenvolvimento de um sistema: Avaliação da automação de teste de interface, Avaliação da automação de teste em bancos de dados, Avaliação da automação de testes
  • Proposta de novas técnicas de teste, integrando novas tecnologias, novos paradigmas de teste ou abordandao problemas específicos: teste de desempenho em sistemas móveis, avaliação de ferramentas de automação de teste de interface, avaliação de ferramentas de teste web.

Aguardem propostas de temas para

Linha 2 – Metodologia de Desenvolvimento e
Linha 3 – Projeto de Software

por enquanto é isso, as novas idéias vou colocar em uma nova postagem.

Comments are closed.