Livros que eu Li/Ouvi em 2010

Aqui está a lista de livros que eu li este ano, na ordem e com um breve comentário. Na verdade a maioria dos livros eu ouvi na forma de audiobooks.

Livros e IPod

1. An Hynm before the battle (por John Ringo) – SciFi já comentado no blog

2. Rework – um livro sobre o trabalho em tempos de startups, internet e web2.0. Questiona conceitos tidos como certos no mundo corporativo. Vale a pena ler para se questionar. Não vale a pena tomar como uma nova biblia porque a abragência destes novos conceitos é limitada. Leitura rápida e interessante.

3. The Strangest Man (biografia de Paul Dirac) o melhor livro que eu li em 2010. Comentado no blog.

4. Millionaire Upgrade – regular, parecido com o famoso Think and Get Rich . Já comentei no blog.

5. The Accidental Billionaires – interessante biografia não autorizada do fundador do Facebook, que deu origem ao filme A Rede Social. O livro dá uma dimensão totalmente diferente do filme, se você gostou do filme, deve ler o livro então. Comentado no blog.

6. Lucifer’s Hammer – Melhor livro de SciFi que eu li no ano em função da relação com a realidade possível. Muito bem escrito e ótimo ritmo. Comentei no blog.

7. Reappraisals (Tonny Judt) Part 1 – como ainda não li a parte 2 não vou comentar. Mas o livro é ótimo.

8. The Intelligent Investory de Benjamin Graham – Boas dicas de como investir, conservador e informativo.

9. Radio Free Albemuth (Philip K. Dick) – mais um clássico do melhor autor de ficção científica na minha opinião.

10. The Colors of Space by Marion Zimmer Bradley. Comentado no blog

11. Switch by Dan and Chip Heath. Um livro muito interessante sobre mudança de comportamento. Com dica valiosas de como se provicar uma mudança de comportamento. Vale a pena ler.

12. What Would Google Do? by Jeff Jarvis. O jornalista tenta definir as regras do sucesso no mundo da internet 2.0. Uma leitura interessante, mas um pouco forçada demais. Os conceitos desta nova economia ainda não estão tão claros assim. Mas vale a leitura. O audiobook é um pouco chato por causa da voz do autor ser muito cansativa.

13 e 14. Daemon e Freedom Inc by Daniel Suarez. Dois ótimos livros de ficção científica. Com certeza vão ser de grande sucesso. Ainda vou escrever um post mais detalhado no blog, porque os livros merecem. Um gênio da computação, faz fortuna com jogos eletrônicos e decide controlar o mundo, transformando-o em um grande video game, após a sua morte. Interessante observar que toda a tecnologia usada no livro está disponível de alguma forma. Não foi colocado como o melhor livro de ficção porque eu acho que o ritmo caiu no segundo livro da série.

15. Thinking for Living (by Thomas H. Davenport) – ótimo livro sobre gestão de conhecimento e o trabalho com o conhecimento por um dos especialistas no assunto. Bastante bem fundamentado, o autor passeia pela prática com um pé na academia. Fácil leitura com boas dicas de como lidar como os trabalhadores do conhecimento com regras diferentes das válidas para os trabalhadores em geral.

16. Nemesis by Philip Roth. Um ótimo livro de literatura americana atual.Escrito por um dos melhores autores americanos da atualidade. Muito bom mesmo, recomendo. Daria um ótimo filme.

17. The short second life of Bret tanner by Stephanie Meyers. Para que gosta da série Crepúsculo (Twilight) e está com saudades dos vampiros, esta é a estória de Bret Tanner, aquela vampira-criança que apareceu no 3o filme da série, onde os Cullen atacam a Victória. Ela é a vampira que se rende para os Cullen, mas que acaba sendo destruida por ordem dos Volturi no final. Digestivo.

18. Perfect Software — and other illusions about testing. por Gerald Weinberg. (2008). O autor do excelente “Secrets of Consulting” faz uma análise bem humorada sobre as falácias do teste de software. Nenhuma novidade para quem já é da área, mas vale a pena revisitar os conceitos e as idéias do teste de software expostas de maneira tão clara.

Se quiser mais alguma dica é só perguntar.

One comment

  • Anderson Ito
    February 13, 2011 - 2:18 pm | Permalink

    Deboni, tudo bem?

    faz um tempo que terminei de ler um livro de crônicas escrita por Drauzio Varella e não sabia qual seria minha próxima escolha literária. Daí, lembrei do seu blog e como sempre, suas resenhas ajudam a decidir por uma leitura interessante e construtiva.

    Abraços.

    Anderson.

  • Comments are closed.