Lista Comentada de Filmes de Philip K. Dick

Sou fã incondicional de ficção científica e meu autor prediletro é o americano Philip Kindred Dick (16 de Dezembro de 1928 – 02 de Março de 1982). Ele explorou temas sociológicos, políticos e metafísicos. Nos seus contos e romances o ser humano é vítima de corporações, governos autoritários e estados alterados de consciência. Seus contos em geral se passam em um suburbio americano em um tempo no futuro indefinido. Talvez isso os deixe mais próximos de nós. Dois livros seus podem ser considerados mais famosos: O homem do Castelo Alto e o Caçador de andróides. Baseado em seus contos e livros foram produzidos vários filmes, e muitos outros estão em produção.

Blade Runner, 1982.
Total Recall, 1990.
Screamers, 1995.
Minority Report, 2002.
Impostor, 2002.
Paycheck, 2003.
A Scanner Darkly, 2006.
Next, 2007.

Ahhhhhh

Segue um breve resumo de cada um, com algumas curiosidades, baseado no sit www.philipkdick.com

Blade Runner
Baseado no livro Do Androids Dream of Electric Sheep?
Dirigido por Ridley Scott Com Harrison Ford
Rick Deckard vagueia pela Los Angeles do século 21, um mundo decadente e sombrio, com chuva constante habitada por andróides e por serem humanos que não conseguiram imigrar para as colônias fora da terra. Ele é um “Blase Runner” que caça os andróides que se tornaram replicants, fugiram das suas tarefas e se misturam aos humanos. Foi o primeiro filme produzido com base em em um trabalho de Dick e ele participou da elaboração mas não sobreviveu para ver o lançamento. Os produtores acharam o filme muito complexo e lançaram comercialmente uma versão com o Deckard (Harisson Ford) narrando as cenas, criando um clima de filme policial B. O final do filme, lançado inicialmente é um pouco diferente e mais romântico que o do livro. O filme fez algum sucesso e anos depois o diretor relançou com uma edição sem a narração chamada de “Director´s Cut”, e adicionou uma suspeita final que o próprio Deckard seria um replicant. O clima do filme, várias cenas e diálogos se tornaram clássicos em filmes de ficção. Web site

Total Recall
Baseado no conto We Can Remember It For You Wholesale
Dirigido por Paul Verhoeven Com Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone
Se você não pode confiar na sua memória, como vai saber o que é real? No ano de 2084 um empresa oferece viagens, aventuras implantando memórias diretamente no cérebro dos clientes. Um homem casado e feliz deve confrontar-se com a descoberta que sua vida e uma fantasia inventada, isso se completa com a sua bonita esposa que pass a querer matá-lo. Para descobrir a verdade ele viaja para uma realidade agreste das colônias de mineração de Marte, repleta de rebeldes mutantes e outras ameaças.

Screamers
Baseado no conto: Second Variety
Dirigido por: Christian Duguay
Depois de uma década de guerra, os cientistas de um planeta de mineração distante criam a arma definitiva: uma raça de máquinas mortíferas chamadas de Screamers. Apesar do seu propósito inicial era destruir o inimig, sem ajuda humana começou a destruir toda a vida. Ha uma tentativa de negociar a paz, mas para isso precisa atravessar um deserto controlado pelas máquinas. O final, como é comum nos livros de Dick, é surpreendente.

Minority Report
Baseado no Conto The Minority Report
Dirigido por Steven Spielberg com Tom Cruise, Colin Farrell e Max von Sydow
Um projeto de US$130 milhões de um thriller futurístico. O conto narra um futuro de uma Washington de 2054 onde a prevenção do crime é conhecido como Precrime, que prende as pessoas antes de que elas cometam um crime. A previsão dos crimes vem de três psicóticos conhecidos como precogs. Apesar de controverso o sistema é altamente eficiente. O problema ocorre quando uma previsão indica que o próprio policial (Anderson) seria o autor de um assassinato, iniciando uma discussão interessante sobre o livre arbitrio. O autor descobrir que ele é o perseguidor e o perseguido é frequente nos livros e contos de Dick. Oficial Website .


Impostor

Baseado no conto Impostor
Diretor Gary Fleder
A Terra está em uma guerra contra um planeta alienígena que usa como arma, o envio de robos assassinos que se infiltram entre os seres humanos antes de explodirem suas bombas atômicas. Um projetista de armas é suspeito de ser um destes robos, e ele passa a fugir com a sua mulher, mas a confiança entre eles estremece com suspeitas, até um final surpresa.

Paycheck
Baseado no conto Paycheck
Dirigido poe John Woo com Ben Affleck e Uma Thurman.
Paycheck é sobre um gênio de engenharia que desenvolve projeto de alta tecnologia para corporações. Terminado o projeto sua memória é apagada para que ele não divulgue suas descobertas. Muito bem pago pelo seu trabalho, ele espera receber US$90 mi por um projeto de 3 anos, mas recebe um envelope com objetos estranhos que ele tem que descobrir as chaves para o passado. Ele tem a ajuda da mulher que ele amou por 3 anos para descobrir os segredos antes que a companhia que o contratou mate-o. Mais uma vez o perseguidor vira perseguido e o final é surpreendente.

A Scanner Darkly
Baseado no romance A Scanner Darkly
Dirigido por Richard Linklater com Keanu Reeves, Robert Downey Jr. e Winona Ryder
Este romance foge um pouco dos contos habituais e foi escrito como uma homenagem aos seus amigos que morreram com as drogas. Ele achava que estava livre das consequencias das drogas mas não estava. “A Scanner Darkly” ise passa na California do futuro que perdeu a guerra com as drogas. Detetives disfarçados perseguem traficantes e viciados. O disface é tal que ninguem na polícia conhece a verdadeira identidade dos detetives. O filme recebeu um tratamento para deixá-lo como uma história em quadrinhos. O Filme não foi um grande sucesso mas é um dos poucos que soube mostrar era o verdadeiro mundo de Philip Dick. Website.

Next
Baseado no conto “The Golden Man”
Director: Lee Tamahori com Nicolas Cage e Julianne Moore.
Um mágico de Las Vegas possui um segredo: consegue prever o que vai acontecer em poucos minutos no futuro. Com isso ele pode ganhar nas mesas dos cassinos e fugir da polícia. O seu talento está sendo recrutado pelo FBI para prever um ataque nuclear terrorista. Com a previsão ele pode mudar o presente e o futuro que ele previu. Web Site

One comment

  • Superonan
    November 16, 2010 - 12:14 am | Permalink

    Valeu pelas dicas de filmes do Philip K. Dick. Alguns eu possuía em dvd e outros não sabia que eram dele. No geral, são excelentes histórias.

  • Comments are closed.