Como tirar fotos 3D

Baseado no artigo How to Take 3D photos de Neil Creek (21/03/2008)

Fotos 3D são relativamente fáceis de serem tiradas. E com um pouco de prática o resultado final é muito bom. A técnica mais comum é chamada de “cha-cha” por razões que ficarão evidentes logo mais.

Aqui está a técnica:

1. Sempre tire fotos na vertical (retrato)
2. Ajuste a câmera, preferencialmente no modo manual
3. Se posicione de frente ao objeto a ser fotografado.
4. Ponha o seu peso no pé direito, sem levantar o esquerdo
5. Tire a primeira foto.
6. Passe o peso para o pé esquerdo. Procure não virar a câmera para manter o centro e o foco.
7. Tirem mais uma foto

Assim voce tem duas fotos “quase” iguais, como as imagens que os olhos direito e esquedo veriam independentemente, separadas por alguns centímetros. O cha-cha vem do movimento que voce acaba fazendo.

Processamento

Agora que você tem duas fotos, precisa processá-las para gerar uma foto com o efeito tridimensional. Uma das técnicas é só colocar uma foto ao lado da outra e usar a técnica do “olhar vesgo” ou do olhar em paralelo.

"Apóstolo São Paulo" Délcio Villares

Para geral anaglifos e outras técnicas pode usar um programa muito interessante chamado StereoPhoto Maker. Que pode ser obtido gratuitamente aqui.

"Apóstolo São Paulo" 3D

Estas fotos precisam de óculos (vermelho/azul) para serem vistas em 3D. O software é muito fácil de operar e permite alinhas as fotos e gerar uma foto 3D com diversas técnicas. Mesmo fotos pouco alinhadas dão resultados fantásticos. Muito divertido mesmo, vale a pena testar.

Mande um comentário com os resultados que conseguiu.
Visite minha galeria de fotos 3D no Flickr.

Comments are closed.