Como OLHAR para uma fotografia

Flying Fátima

Li o artigo How to “LOOK” at a Photograph de Scott Bourne que achei interessante traduzir aqui.

Frequentemente eu falo para os novos fotógrafos que um dos melhores modos de se tornar um fotógrafo melhor é olhar para muitas fotos publicadas. Ver como outros fotógrafos trabalham, olhar o seu suceso, pode dar um bom entendimento do que é possível. Saber o que é possível é o primeiro passo na direção de aprender.

Mas como realmente OLHAR para uma fotografia para tirar a maior vantagem deste exercício?
Aqui estão algumas ideias…

1. Não apenas olhe – analise – pense sobre a fotografia. Qual era o principal assunto do fotógrafo? Qual é a história que ele está tentando contar com a sua câmera? Qual é o ambiente que esta imagem evoca?

2. Desconstrua a imagem. Como ele fez isso? Qual câmera ou lentes que ele usou? Onde estavam a luz? Quantas luzes? Qual é o ângulo da luz? Qual é a abertura e a velocidade que foi usada? Efeitos especiais foram aplicados em pos processamento?

3. Se coloque no lugar do fotógrafo. Pergunte a si mesmo o que você faria melhor, pior ou diferentemente se você estivesse tirando aquela foto.

Não vá simplesmente passando por um monte de fotografias e espere se tornar melhor. Na verdade OLHE e pense sobre cada imagem se você quiser melhorar.

Comments are closed.