Guia do Scrum 2011 em Português

Scrum Guide 2011 em Português

O Guia do Scrum representa o Corpo de Conhecimento do Scrum (Scrum Body of Knowledge) e foi escrito por
Ken Schwaber e Jeff Sutherland, co-criadores do Scrum. O guia original em inglês, minha tradução para o português e em diversas outras línguas pode ser obtido para download aqui.

Jeff Sutherland e Ken Schwaber começaram a usar o Scrum dez anos antes do encontro no Snowbirs onde junto com outros assinaram o Manifesto Ágil. O Manifesto junto com o primeiro livro sobre Scrum (“Agile Software Development with Scrum”) ajudaram a espalhar o Scrum desde 2001. Ken Schwaber e Jeff Sutherland publicaram em julho a versão 2011 do Guia do Scrum.

Nesta versão o guia foi despido de técnicas e estratégicas, procurando retratar apenas as regras do método. O guia serve como o livro definitivo do Scrum e a sua própria documentação. Nada mudou, fundamentalmente, mas ficou mais claro saber agora o que é Scrum.

Como gerente de projetos de software, estou envolvido, diariamente, no uso prático do Scrum e posso atestar a importância deste movimento e a validade das regras apresentadas aqui. A aplicação destas regras pode variar de equipe ou de projeto, mas a essência se mantém. Essa experiência eu procuro levar para os cursos de Metodologia para Desenvolvimento de Software que ministro no mestrado profissional de engenharia de computação do IPT, onde apresento e discuto estas regras, comparando-as com outros métodos. Este envolvimento me motivou a traduzir a nova versão do Guia para divulgar ainda mais a técnica para os desenvolvedores lusófonos.

Sugestões e comentários são bem vindos.

Comments are closed.