É Scrum ou Não é Scrum

looking at the sky

Traduzido do Blog do Ken Schwaber (Scrum is, Scrum is not) de 11 de Agosto de 2011.

Scrum é um framework. Você pode usá-lo para gerenciar várias coisas, incluindo o desenvolvimento de produtos complexos. Scrum é definido no Guia do Scrum e consiste de papeis, eventos e artefatos e uma série de regras que os mantém unidos. É baseado em um controle de processo empírico e um pensamento de baixo para cima. O último Guia do Scrum acabou de ser lançado por mim e Jeff, e está publicado no Scrum.org. Algumas coisas como planejamento de versão, tarefas de sprint e burndowns foram removidos da definição formal do Scrum. Eles foram removidos porque eles não eram Scrum. Eles são uteis? Claro quem sim! Mas ficou claro que eles não eram Scrum quando as pessoas propuseram outras técnicas que eram igualmente efetivas. Nós certamente não queremos que as pessoas se sintam restritas ou limitadas para outras práticas efetivas se ele usam Scum.

Você deve se sentir livre para continuar usando burndowns (Sprint e Release), faser o planejamento da versão e se comprometer. Faça qualquer coisa que funciona no framework do Scrum e ajude você a fazer o seu trabalho, contruindo produtos complexos.

Você até se sinta livre para fazer coisas que não são coerentes ou consistentes com o Scrum. Você é livre para fazer um fluxo contínuo, mas se você escolher fazer isso sem incrementos ou e time-box iterativos, você não está fazendo Scrum. Voce é livre para designar tarefas aos recursos baseados na capacidade deles, mas ai você não está fazendo a auto-organização requerida pelo Scrum.

Nós damos a permissão para fazer qualquer coisa que quiser. O Scrum Guide vai ajudá-lo a entender o que é Scrum ou não. Os resultados vão ajudar a você decidir se é uma prática ou técnica aconselhável, ou não.

Comments are closed.