Metodologia de Desenvolvimento de Software
Objetivo
Capacitar o aluno na seleção, implantação e gestão do processo de desenvolvimentos de software por meio das melhores práticas da engenharia de software disponíveis. Capacitar os alunos na implantação das metodologias ágeis como a programação extrema (XP) e de métodos baseados no processo unificado (UP), destacando os aspectos técnicos e gerenciais destes dois frameworks de processos de desenvolvimento de software. Exemplificar a aplicaçào das principais técnicas das metodologias com exemplos práticos
Justificativa
O sucesso do desenvolvimento de um software não depende do esforço isolado de um programador, mas do trabalho organizado de uma equipe. A demanda por softwares de qualidade e inovativos, desenvolvidos em em prazos exígüos e com recursos restritos exige que as atividades sejam coordenadas e integradas no que chamamos de um método de desenvolvimento de software. O objetivo dos métodos de desenvolvimento de software é obter produtos de software com as funcionalidades e com qualidade desejadas.
Duas abordagens, aparentemente opostas, concentram a atenção da comunidade acadêmica e dos profissionais praticantes. De um lado o Processo Unificado (UP) com conceitos e práticas apoiadas pela UML, iterativo, incremental, dirigido por casos e uso e centrado na arquitetura. Do outro lado as práticas ágeis apoiadas nou manifesto ágil e tendo com o expoente máximo a programação extrema. (XP)
Como obter o melhor das duas práticas em um projeto? onde as técnicas coincidem e onde elas divergem?. Como configurar um método de desenvolvimento para o contexto nacional? Para encontrar as nossas respostas e dar à engenharia de software nacional a competitividade que ela precisa para competir com qualidade no cenário internacional o estudo aprofundado destas técnicas é essencial.
Bibliografia
download pdf
Laboratórios
Pesquisas desta linha
Sugestão de temas: